Lições de filosofia esotérica do filme A Cabana


Lições de filosofia esotérica do filme A Cabana


Resultado de imagem para filme A Cabana



Filme inesperado



Vi esses dias o filme “A Cabana” e imaginei um filme religioso, ao estilo de outros que já vi sobre o tema, mas me deparei com algo diferente e diverso do imaginado. O primeiro motivo foi justamente a diversidade da representação do divino, se colocando uma senhora negra como Deus, e ainda uma oriental representando o Espírito Santo e um árabe sendo Jesus. Esse filme foi criticado por representantes religiosos, e há quem viu nele heresia ou mesmo apenas o julgando de uma produção de espiritismo, quando parece que o livro tinha mais um público gospel mesmo. Para mim, ao ver o filme, notei mais lições psicológicas de constelação familiar, de crises vividas pelo protagonista por ter perdido pequena filha, e mesmo uma EQM (experiência quase-morte) ao bater contra carreta, que de um tema exclusivamente religioso. Mas o filme vai além e parece mostrar além de Deus em três pessoas que mudam de aparência, mas mostrar aspectos de filosofia esotérica, como de Teosofia. Já fui julgado de teósofo na leitura de meus livros, e quem os lê pode mesmo notar alguma inclinação de temas, apesar de eu achar que a teosofia oriental moderna ser diferente de uma teosofia cristã mais antiga. Mas falarei do filme em aspectos de filosofia esotérica e mística.


Resultado de imagem para filme A Cabana


Detalhes místicos





O filme ganha detalhes místicos desde que o protagonista recebe uma carta sem remetente, e onde não há pegadas de quem entregou, de modo que amigo o sugere que a carta veio de Deus. Fiquei a pensar: como isso não poderia representar um contato do Cósmico, ou da Consciência Cósmica com o subconsciente do protagonista, o que foi simbolizado por uma carta de Deus. Depois o mesmo pede um carro emprestado para ir até a cabana, e aí começa o mistério, quando ele chega a cabana e encontra ninguém menos que Jesus, numa aparência de árabe, carregando lenha para uma fogueira, e aponta uma arma contra homem de aparência mendicante, sendo que este nada faz, o que de início me fez pensar em anjo. Um anjo ou mestre espiritual não se preocuparia com uma arma, ainda mais se essa vem em outro plano dimensional, onde o espírito não morre com armas de fogo. Muitos místicos e profetas tiveram contato com Deus justamente por um anjo, e há quem tenha até lutado com o anjo, como Jacó, que muitos dizem ter lutado com Deus.
 
 
Resultado de imagem para filme A Cabana

Outro detalhe místico é que o protagonista entende estar morto, quando fala com Deus, ou com a senhora que O representa, de modo que pensar em EQM após acidente com caminhão não seria estranho. Depois o mesmo tem raiva do assassino da filha, e entra em uma espécie de umbral, lugar de lama ou escuro, o que lembra narrativas espíritas como a presente em Nosso Lar, ou lembra o que certos místicos chamam de umbral, mundo de desejo inferior ou mesmo inferno. Essa vibração, e no astral e planos tudo é vibração, aparece novamente no barco, quando Jesus convida o homem a andar sobre as águas. Escolas místicas falam que Jesus usa outra forma de corpo para andar nas águas, o Corpo Vital. Parece que o filme retrata mesmo muitos conflitos emocionais e familiares, e esse foi o motivo de recuperação do protagonista. Mais um ponto místico foi ele ver a filha, em nível espiritual, ainda viva, e o pai, este último num grupo que era classificado como todas as almas do mundo, que para mim não é outro que o corpo de Cristo ou de Adam HaRishom da cabala, ou as centelhas de almas que formam uma só Alma.
 
 
Resultado de imagem para filme A Cabana

Mas o grande ponto foi a escolha que foi dada por Deus para que ele pudesse ficar com a filha no plano elevado, um Primeiro Céu dos místicos, ou escolher voltar para a Terra e família: essa escolha é a do adepto, que se fosse o caso não precisaria mais reencarnar. Escolhe voltar para a família e se torna por fim um homem iluminado. O filme assim mostra uma filosofia esotérica, que veladamente não foi tão notada, confundida com apenas espiritismo, mas que parece ter uma base maior. No fim ele acorda em hospital, o que parece revelar a experiência de uma quase-morte, apesar de ele ter dito viver o inefável.



Imagens de :

http://palavrasproliferas.blogspot.com.br/2017/05/opiniao-sobre-o-filme-cabana.html

https://almde50tons.wordpress.com/2016/11/24/imagens-da-adaptacao-de-a-cabana/

https://voandoosozinha.blogspot.com.br/2017/05/eu-assisti-cabana.html

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas