Série “Uma Advogada Extraordinária” e lições de Direito

 

Série “Uma Advogada Extraordinária” e lições de Direito

 


Um sucesso está sendo os doramas, ou dramas coreanos que passam na TV. Esse, em especial, se foca numa advogada autista, que dá lições de vida e emociona a quem assiste. Formada na Universidade de Seoul, a melhor aluna, ela esbanja genialidade e supera a todos no quesito conhecimento, mas tem muita dificuldade com relacionamentos e na comunicação. Nesse desafio, quem aprende mais é quem a observa. “Uma Advogada Extraordinária” reúne saídas jurídicas que inspirariam advogados mais criativos e eficientes.



         Com nome engraçado que pode ser dito de trás para frente, Woo Young Woo consegue cativar de início, ou assustar, como a população costuma ver o autista, mesmo em autismo leve. Já tratamos de séries como Good Doctor, também com temática semelhante, mas no caso de Uma Advogada Extraordinária, os detalhes relativos à vida de um autista se ampliaram. Sou professor de alguns alunos com autismo leve, estes em escola regular, e noto muito potencial e inteligência. Normalmente nem noto que eles têm autismo. Mas a sociedade tem muito a aprender. No caso da advogada, ela ensina saídas para casos que parecem perdidos, na firma de advocacia onde trabalha. Em um grande escritório, a exigência é muito alta para um advogado. Desde uma doença pré-existente, no caso de uma lesão corporal em caso inicial, até casos de indenização, que pela série são chamadas de compensação, retratam bem diversas estratégias legais e jurisprudenciais, que exigem muito saber jurídico. Até mesmo o princípio da proporcionalidade, tão aclamado por constitucionalistas, é citado. Noutro caso, uma noiva tem seu vestido caído em cerimônia, o que todos fazem culpar a própria noiva, quando o caso envolve opção religiosa, pois a noiva era budista e pai cristão, e mesmo um erro da empresa contratada, ou negligência, que é descoberta estrategicamente pela advogada. Noutro caso se envolve um tema ambiental, que por aqui seria de EIA-RIMA, ou de estudo de impacto ambiental, na construção de uma estrada onde se derrubaria uma árvore gigante, mas que foi feito quando a árvore estava menor, além de em prazo vencido. Mas o maior desafio da advogada é se relacionar com sua paixão, o colega de escritório, o que no padrão dorama, é ainda mais desafiador. A semelhança de outra série, Amor no Espectro, se percebe a dificuldade de relacionamento amoroso em autistas.





Uma Advogada Extraordinária é uma aula de direito, e mesmo com as diferenças coreanas, as bases do Direito são muito parecidas, como o direito romano, alemão, anglo-saxão e outras, de modo que não raro se percebe em um caso nosso, elementos parecidos em leis ou decisões. Fato é que a lição é que se pode chegar onde se quiser, e diferente do que o senso comum diz, a pessoa tem futuro, ela faz seu futuro. Todos nós podemos vencer, e a luta é árdua, mas desistir não é o caminho.

Mariano Soltys, advogado e filósofo

Comentários

Postagens mais visitadas