O Desconhecido e reflexões

 

                                O Desconhecido e reflexões






O filme do momento é O Desconhecido, que na verdade seria pela tradução O Estranho, de modo que mostra uma operação policial, Mark, junto a um criminoso, Henry, que é por demais estranho. Nada revela de começo sobre o seu crime, sendo que este fala de sua família, de ser proveniente de militares, bem como de não seguido a carreira da família, além de já ter sido condenado por algum crime leve. O criminoso acha que entra para um grupo criminoso, mas na na verdade eram todos policiais disfarçados. A operação levou muito tempo e assim deixou o policial com pesadelos, bem como medo de seu filho pequeno ser vítima ou estar em risco, nessa operação. Isso tudo em relação a crime que teria ocorrido em 2002, e estava sem solução até muitos anos depois. Fato é que o filme mostra essa relação de parceria entre o investigado e os policiais disfarçados, para com a confiança no grupo, ele revelar a verdade por final. As coisas ficam estranhas quando o criminoso tenta cantar o policial, com um relato de uma tara sua e que via em filmes. Fica o mistério do crime até o final, ou até que o investigado contasse a história ao chefe do grupo criminoso, pela confiança que queria ter, assim sendo preso pela polícia, após se dirigir ao local do crime. O criminoso ainda seria cristão, se dizendo convertido.





Fato é que o caso real ocorreu na Austrália, e se tratava de o desaparecimento de um menino, que por anos foi buscado pelos pais. No fim de muita busca e operação policial, com um suspeito de crimes contra crianças, por fim chegaram a verdade. Tristemente o menino teria ido cortar o cabelo no shopping, mas ao esperar om ônibus, que atrasou mais de 40 minutos, chegando a passar um antes que não o embarcou, de modo que o homem, Brett Peter Cowan, que acabou o dando carona e sequestrando, no ponto de ônibus, que ficava embaixo de um viaduto, e por isso aparece esse no filme. Brett teria feito algo a umas trinta crianças, e ainda condenado a 7 anos, por um desses atos, de modo que teria saído, após cumprir apenas 3. O menino levou o azar de estar na época após a saída da cadeia de Brett, que era usuário de drogas, além de abusador. Os pais do menino criaram um grupo de apoio a crianças na Austrália, buscando proteger e evitar casos parecido, além de sofrerem muito, até hoje, ressurgindo o trauma com o novo filme. Já o criminoso foi condenado dessa vez a pena perpétua e continua preso. Ali nesse caso se percebe parafilias, violências, vários atos que se punidos antes, evitariam a morte do menino Morcombe, que teria reagido ao abuso e por isso foi assassinado.




A criminologia tem a estudar e aprender com o caso, de modo a evitar fatos semelhantes no futuro. Já a operação policial foi um sucesso e muito inteligente, apesar de botar em risco algum profissional, além do filho do policial, se é que essa parte tinha algo real. O filme policial retrata apenas a parte do policial e do criminoso, não entrando nessa parte real da vítima e detalhes maiores. O caso se resolveu quando mais de mil voluntário, um destes, achou o tênis direito do menino, reconhecido pelo pai, além de outras roupas e ossos.




Mariano Soltys, advogado e filósofo

Comentários

Postagens mais visitadas