Filme Demônios e as 5 garotas paranormais


Filme “Demôn†os” e as cinco garotas paranormais


         Esse filme me impressionou, por conter cinco garotas que são internadas em espécie de colégio super controlador religioso, quase um convento, com direito a orações forçadas durante o dia todo, castigos e grades. Elas sofrem na mão de uma diretora sádica e aos poucos vão revelando seus poderes paranormais, além da verdadeira face, que pode ser outra, mas benéfica do que o imaginado. Mas uma surpresa vem quando o padre é atacado e as coisas fogem do controle, frente rituais da diretora e a participação de fantasma de uma moça que se suicidou e de um poder maior, da velha Legião (de demônios) relatada na Bíblia.
         No começo o padre enfrenta uma moça possuída, e logo o filme já segue os clássicos de exorcismo, mas indo além, por conter cinco moças, ao invés de uma. A moça assim desapareceu misteriosamente, com corpo e tudo. Passaram alguns anos e essas novas internadas chegaram, de modo que todas são espécies de menores infratoras, porém com um traço incomum: são virgens. Esse paradoxo revela a finalidade do ritual da diretora, que deseja trazer devolta a moça que se suicidou, com ajuda dos demônios, ou da Legião, que chega a falar com o padre.
         Parece que a coisa do filme estaria nessa teologia de demônios espulsos por Jesus em porcos e na vitória do padre. Mas as coisas desenrolam diferentes e a boa interpretação de Ron Perlman e Jennifer Miller fazem do triller algo além do clichê. Assim cada moça tem sua habilidade, uma tem telecinesia, outra apesar de cega, lê cartas, e outra consegue curar por imposição de mãos. Um filme para nenhum parapsicólogo colocar defeito.
         Os equívocos ficam por conta dos rituais, do pentagrama positivo, da troca feita de modo estranho, de Legião (que é união de diabos) ser confundido com demônios 9que é diferente, segundo Andranamum, que escreve sobre o tema e contatou a tal Legião, que se chama também “Tetrix”, e parece ser união de egos perversos, mas humanos (não de anjos). Também o padrão 5 é um padrão de Marte, de guerra, não de retorno a vida, que deveria ser de Vênus ou Lua, ou de Deuses de ressurreição, como Osíris, ou alguém do Vodu relacionado a Zumbis, o que não foi caso do filme. Assim falta de informação sobre ocultismo.
         Mas no geral o filme traz grandes eventos e todas as moças ficam possuídas, o que revela uma diferença dos filmes de exorcismo, e sendo que o padre se vai também, apesar de restar apenas uma moça das 5. Legal também é que a curandeira que tem a vantagem, podendo se recuperar dos ferimentos ocasionados pela Legião. Mas no geral um filme que prende a atenção, bem legal e que é diferente dos outros. 

Comentários

  1. Diria que tais filmes, bem compreendidos, chegam a ser educativos. Todavia, é cobrada do telespectador uma compreensão que ele não tem e, portanto, as conclusões são truncadas, não podendo servir de parâmetro de comportamento. Em se tratando de demonologia a produção cinematográfica tem o poder de superar os tratados da referida disciplina em razão de que a imagem assume ímpar importância para o reino das premissas e dos corolários. CLÉVERSON ISRAEL MINIKOVSKY

    ResponderExcluir
  2. Esse foi o último filme do assunto que falei.. e faltam sete para meu livro estar pronto.. e ser publicado.. abraço amigo e volte sempre.

    ResponderExcluir
  3. Esse filme está cheio de simbologias maçônicas. Pra quem não sabe, a maçonaria é uma sociedade secreta que adora e idolatra o diabo.
    Se quisessem fazer um filme "do bem", não colocariam um triângulo, no pescoço da protagonista do filme, sabendo que a pirâmide (presente na maioria dos videoclipes de hoje) é um símbolo satânico.
    Logo depois, duas meninas buscam proteção dentro de um círculo desenhado no chão, lendo um livro que possui um pentagrama na capa, mas não seria melhor buscar essa proteção na Bíblia? Afinal, o pentagrama é mais um símbolo demoníaco utilizado em rituais de magia negra.
    O diabo dá várias pistas através desse filme do que não devemos fazer. Satânico do começo ao fim e ponto final!

    ResponderExcluir
  4. Bomm dia .. agradeço ao comentário.. e vou fazer umas considerações: Primeiro: a maçonaria é uma fraternidade iniciática de mútua ajuda e que luta pela evolução moral da humanidade. Segundo: a maçonaria regular é uma ordem masculina; Terceiro: a maç.'. não pratica satanismo, mas admite liberdade e tolerância religiosa, podendo haver algum irmão que segue essa linha; Quarto: nos ritos maçônicos não há bruxaria e pelo contrário, há a lembrança de Cristo (18 grau do REAA) e pálavras judaicas , nomes referencias a Jeová ou Deus. Quinto: maçons tem de acreditar em Deus, que chamam Grande Arquiteto do universo, por motivo de equilibrar diferenças.

    ResponderExcluir
  5. O pentagrama é símbolo usado por antigos pitagóricos, da ordem matemática de Pitágoras. No início o símbolo representava entre outros o Cristo, pelo pentecostes (uma estrela de 5 pontas). Somente depois foi difundido como algo satanista e relacionado a bruxaria. E o filme mostra mais paranormalidade, o que tem a ver com a mente humana. O que ocorre no filme é a presença de um espírito sem luz.. e no mais é apenas ficção. obrigado

    ResponderExcluir
  6. faça um comentário sobre o filme "labirinto do fauno"

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas