Filme “Capricórnio Um”, China na Lua e a Filosofia


Filme “Capricórnio Um”, China na Lua e a filosofia

 
Resultado de imagem para capricornio 1
 
 

                Três astronautas se preparam para uma viagem espacial até Marte, num programa espacial chamado Capricórnio Um, recebendo uma Bíblia de um colega de trabalho e fazendo a contagem regressiva. Os espectadores, dentre os quais contava o vice-presidente, observam com atenção, curiosos e apreensivos, já com o atraso do lançamento espacial. Chega então o grande momento, uma conquista para a humanidade: a contagem regressiva: 10, 9, 8, 7, 6, 4, 5, 4, 3, 2, 1. Mas antes disso, pasme! Veja o que aconteceu em seguida...
 
Resultado de imagem para pelicula capricornio 1
 
 

         Dirigido por Peter Hyams, Capricórnio Um é um filme norte-americano de 1978, em meio a Guerra Fria, de modo que a corrida espacial exige essa grande conquista: chegar a Marte. Charles Brubaker, Peter Willis e John Walker são astronautas especialmente treinados, e toda a sua família assiste com atenção o lançamento do foguete. Estranhamente, o presidente não está entre a plateia. Também, um senhor exige apoio financeiro para a situação, paga a ele pelo governo, e o homem do governo acha outros investimentos mais importantes, como pobreza,  alegando o interesse da população. Por fim, o senhor recebe a contribuição governamental. Mas algo estranho acontece em meio a momentos antes do lançamento: um homem abre a escotilha e os astronautas são chamados a se retirarem urgentemente, os quais se negam em princípio, mas depois saem e são encaminhados para um carro e um jato. Dentro do jato, descobrem curiosamente que estão em uma armação e conspiração, sendo depois colocados num estúdio cinematográfico a fingirem estarem em Marte, de modo que ao final seriam colocados em situação de retorno, e isso tudo em ameaça a segurança e vida de suas famílias, por chantagem. O filme se desenrola em uma fuga dos três e caçada com helicópteros, sendo que seu destino é um mistério em meio ao deserto. O ponto central fica no jornalista Robert Caulfield que tenta descobrir a verdade e sofre atentado, sobrevivendo, depois encontrando um colar de astronauta e por fim um dos três. Mas no geral o filme guarda boa ação, e um mistério diferente do corriqueiro, sendo um dos melhores filmes sobre a temática, uma vez desmascarando uma situação e fazendo as pessoas refletirem sobre o que aprendem pela mídia. Ademais, pode-se estar acreditando em mentiras da história, ou de uma história que foi ensinada errada.
 
 
 
 
 

         A história é um processo de interesse econômico, e muitas vezes nada tem a ver com a verdade. O filme parece mostrar algum paralelo com a viagem espacial a Lua, a qual também sofre dúvidas, haja vista as sombras não baterem, a bandeira, as pegadas, filmagens e muitas outras incongruências tecnológicas e lógicas de impossibilidade. O curioso que os astronautas da Lua tinham irmãos gêmeos, o que causa a suspeita de quem vemos após a viagem. A filosofia desmascarou ao longo da história várias mentiras, e mesmo a religião sofreu por vezes com a busca da verdade. “Capricórnio Um” mostra uma conspiração por um anseio mundial e ao mesmo tempo um fato politicamente plantado, a fim de defender uma hegemonia mundial. Isso apareceu também na China chegando recentemente ao lado escuro da Lua. Como disse Carlos Drummond de Andrade: “A porta da verdade estava aberta, mas só deixava passar meia pessoa de cada vez”. Ainda, melhor disse Francis Bacon: “A dúvida é a escola da verdade”. Ou como disse por fim Sócrates: “Só sei que nada sei”.
 
 
Resultado de imagem para movie capricornio One
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas