Série Merlí e a Filosofia


Série Merlí e a Filosofia

 
Resultado de imagem para serie Merli
 
 

                Certa vez eu estava me entretendo em alguma rede social quando apareceu por coincidência uma série ou seriado de um professor de filosofia, chamada Merlí, que é o nome do professor. Impressionado, procurei na época sem encontrar a produção espanhola. Depois a encontrei em Netflix. Descobrindo que essa série está para assistir, comecei a acompanhar algum episódio. Envolto em dramas de diversos personagens, amores e desamores, conquistas e conflitos, o professor tenta apoiar as pessoas, com sua sabedoria prática e um pouco de aventura pessoal, mostrando que se pode compreender e ver o mundo de uma forma mais racional e direta.  Merlí tenta entender o filho, o menino a que ajuda, problemas sociais de alunos, interferindo e colocando a trama em um caminho muitas vezes não esperado pelo espectador.
 
 
 

         Não sendo uma série das mais assistidas, Merlí impressiona por tratar do tema da filosofia, dedicando cada episódio a um pensador. Passando por Platão, Aristóteles, Maquiavel, Sócrates, Foucault, Shopenhauer e outros, vemos um ensinamento ou outro que vale cada momento dedicado à reflexão, além do entretenimento e romance dos personagens, mostrando a praticidade da reflexão filosófica, para ajudar a atender o nosso mundo, a nós mesmos e a resolver problemas. Sendo um professor diferente, amigo dos alunos e partilhando de uma vida quase adolescente, Merlí é compreendido e admirado pelos mesmos. Fez um exercício perguntando se Aristóteles criaria um perfil em Facebook, de modo que um aluno tirou dez ao dizer que sim, pois ele via o homem como um ser social. Perguntado por outro aluno o que é justiça, ensinou através de um desenho de reta, mostrando o meio termo, e que justiça é felicidade. Já sobre Sócrates, falou que os alunos têm de aprender a pensar por si mesmos, o que gera problema a um menino por negar valores de pais. Noutro momento ele ensinou sobre Shopenhauer, onde disse que a única coisa que existe no mundo são os desejos, e que a vida é sofrimento. Também tratou de algumas palavras gregas, como eudaimonia, a felicidade.
 
 

         No geral a série Merlí é diferente, altamente recomendada para quem deseja sair um pouco dos clichês de seriados, sempre envoltos em superpoderes ou no fantástico. Aqui as pessoas enfrentam seus desejos reais, se relacionam, trabalham, estudam e refletem sobre o mundo, procurando um modo diferente de viver ou entender a vida. Porque pessoas têm seus defeitos e dificuldades, e Merlí também se inclui nisso, com seus encontros e desencontros amorosos, e mesmo a situação de filho, com quem busca um laço mais forte e sincero. No mais os adolescentes curtem a vida, aproveitam o seu momento e beijam muito, bem como professores vivem paixões secretas.
 
 
 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas